domingo, 29 de setembro de 2019

LEVIATHAN • Leviathan [1974] [HEAVY PROG] • United States/Estados Unidos


No que diz respeito à bandas Prog (com algumas exceções), a América dos anos 70 era o lar dos corajosos, mas condenados. O LEVIATHAN foi um dos que realmente conseguiu o lançamento de um álbum, porém desapareceu, provavelmente para garantir a si mesmos e à posteridade as bênçãos de não morrer de fome.

A faixa de abertura "Arabesque" é repleta de riffs de guitarra, bateria e baixo impressionantes, e melodias vocais de Blues com a dureza gutural do Hard Rock e ocasionais gritos de travar-se-no-zíper. Por outro lado, elas são intercaladas com seções mais delicadas e harmonicamente complexas, com violão, cadências rápidas de órgãos e ondas de Mellotron especialmente agitadas. O efeito se assemelha a alguns dos primeiros trabalhos do KANSAS, embora a letra seja mais simples e a interpretação menos dinâmica. O resto do álbum fica "pendurado" entre esses dois elementos, buscando um equilíbrio certo com sucesso variável.

Em "Seagull", temos piano, Chord Mellotron e sopros. Outras misturam ingredientes com mais habilidade, dando a uma música direta um revestimento rico em estilo Prog e brilho melódico ("Always Need You") ou usando seção pesada de guitarra e ritmo para swells dinâmicos impressionantes em uma composição clássica de outra forma pensativa ("Endless Dream"). "Angel of Death" praticamente deixa o elemento Prog e soa muito mais suave - e mais tediosa - como resultado. O outro extremo é a balada suave e não metálica "Angela", possuindo uma modulação harmônica e pelo uso espumoso de violão e Chord Mellotron. Tudo finalmente se reúne em "Quicksilver Clay", uma amálgama bastante estilosa de riqueza melódica e instrumental Progressiva e o vigor de uma base de metal subjacente.

Enfim é um disco bem desigual, o que de certa forma, o enriquece. Quando funciona, a síntese da guitarra pesada e do Mellotron à moda antiga, como exibida aqui, é bastante jovial e encantador - certamente o suficiente para fazer esse álbum valer a pena, que aqui aparece numa versão contendo dois bônus.

RECOMENDADO!!!

Tracks:
1. Arabesque
2. Angela
3. Endless Dream
4. Seagull
5. Angel of Death
6. Always Need You
7. Quicksilver Clay

Musicians:
- Wain Bradley / bass, guitars, vocals
- Peter Richardson / organ, vocals
- Don Swearingen / piano
- Grady Trimble / guitars
- John Sadler / mellotron
- Shof Beavers / drums



Depositfiles [FLAC] / pass = xara
Depositfiles [MP3 320K] / pass = xara

Nenhum comentário: