terça-feira, 19 de junho de 2018

MAMMUT • Mammut [1971] [KRAUTROCK / PSYCH ROCK / HARD PROG] • Germany / Alemanha



Banda de Hard-Prog alemão que é hoje uma raridade pura e absoluta nas luzes do Classic Rock. Surgiu dentro da cena Jazz de Suttgart, com os ideais inovadores do Rock alemão. Seu único álbum também é um registro praticamente impossível de rastrear, mais ele se destaca como uma jóia fantástica de música pesada. A música fica perto das expressões clássicas iniciais de Rock Progressivo, mostrando uma empatia por estranhas visões, conceitos compactos, névoas psicodélicas e emoções obscuras. O grupo parece ter surgido de uma fusão entre as ex-bandas THE ROPE SET e THOSE,  que consiste de Klaus e Peter Schnur nas guitarras e vocais, Rainer Hoffmann no piano e órgão, Tilo Herrmann como baixista, flautista e backing vocal, e Günter Seier na bateria e percussões. 

Sua sonoridade foi classificada no movimento Krautrock, dado que é um clássico da música impressionista da cena alemã do início dos anos 70. Às vezes, as referências vão de EMBRYO até AMON DUUL. A banda tinha uma semelhança especial com DEEP PURPLE, sua emoção ácida principal tinha tudo a ver com os gigantes que evoluíram do Hard Rock, Hard Blues e Hard Psych. 

Nesse disco encontraremos guitarras duplas, faixas longas, selvagens, solos psicodélicos, percussão étnica e hipnotizante, algo bem paranóico e que dá o tomo do disco. Tudo misturado com Música Clássica, Hard Rock, Prog Rock, influências de Acid Blues, em uma profução excelente levando-se em conta que o disco foi surgiu de uma jam session gravada durante a madruga. Só ouvindo mesmo esse caldeirão para se ter idéia do que se trata. 

Seu trabalho marcou uma impressão privada única no rótulo Orschwahl, mas foi rapidamente confrontado com questões legais, e foi re-licenciada pela Little Wing do REFUGEE. Os mesmos problemas de rótulo surgiram quando "Mammut" foi re-lançado, foi retirado rapidamente do mercado, desaparecendo para sempre. 


Tracks:
1. Bird Mammut (4:03)
2. Classical Mammut (1:21)
3. Mammut Ecstacy (4:27)
4. Foolmachine Mammut (3:08)
5. Short Mammut (1:48)
6. Shizoyd Mammut (3:21)
7. Nähgern Mammut (6:59)
8. Mammut Opera (13:33)

Time: 38:40

Musicians:

- Klaus Schnur / guitars, vocals
- Peter Schnur / guitars, vocals
- Rainer Hoffmann / piano, organ
- Tilo Herrmann / bass, flute, vocals
- Günter Seier / drums, percussion

Postar um comentário