segunda-feira, 13 de julho de 2015

Nicholas Greenwhood - Cold Cuts [1972] [HARD PROG / PROG ROCK / CANTERBURY SOUND] - United Kingdom / Reino Unido





O baixista Nick Greenwood é hoje mais conhecido por seu trabalho com Arthur Brown no seu apogeu em 1968-1969. Em 1972, Greenwood escolheu gravar um álbum solo, e para isso reuniu uma banda de sessionmen excelente formada por Eric Peachy (ex-KHAN) Dick Heningway (teclados) e Bunk Gardner (ex-Zappa e Ex-Tim Buckley). 

O disco pode ser descrito como algo entre ATOMIC ROOSTER, ARZACHEL, KHAN e IF. Os fãs foram surpreendidos por seus vocais até porque não era anteriormente conhecido como um cantor. O trabalho é cheio de nuances e muito introspectivo nas músicas com um pé no Prog Rock. O que realmente capta a atenção é a interação entre o tecladista Dick Henningham, o guitarrista Bryn Howarth, e os sopros de Bunk Gardner. Henningham atinge facilmente os picos majestosos do showman Keith Emerson, mas sem a pompa, mas o que ele traz em sua maioria para a mesa é um estilo funky que brilha em Blues e Jazz. Sem dúvida este álbum também apresenta o melhor trabalho de Howarth, enquanto Henningham, que co-escreveu o álbum, é absolutamente estupendo. 

Greenwood praticamente desapareceu de vista após o lançamento deste álbum, talvez porque não havia nenhum lugar para ele no cenário musical.

O fracasso de vendas do disco acabou colocando o disco num status de cult para os colecionadores, mas essa obra prima merecia uma posição melhor e com a reedição em cd isso talvez aconteça e alcance o seu lugar merecido.




Tracks
1. A Sea Of Holy Pleasure Parts I, II, III - 7:17
2. Hope / Ambitions - 2:51
3. Corruption - 3:10
4. Lead On Me - 3:49
5. Big Machine - 2:18
6. Close The Doors - 4:29
7. Melancholy - 3:20
8. Images - 3:25
9. Promised Land - 3:25
10.Realisation And Death - 5:14
All songs by Dick Heninghem and Nicholas Greenwood

Musicians
*Eric Peachey - Drums
*Chris Pritchard - Guitar
*Bryn Haworth - Guitar
*Bunk Gardner - Woodwind
*Dick Heninghem - Keyboards
*Nicholas Greenwood - Vocals, Bass, Effects
*The Tear Drops - Harmony Vocals
*Janet Lakatos - Strings
*Margaret Immerman - Strings
*Margaret Shipman - Strings
*Nils Oliver - Strings

Postar um comentário