quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Toe Fat - Toe Fat [1970] ]HARD-BLUES-ROCK] - United Kingdom / Reino Unido



Toe Fat foi uma banda inglesa formada em Junho de 1969 pelo ex-REBEL ROUSERS, o vocalista Cliff Bennett na sequência da dissolução da sua Cliff Bennett Band e que teve brevemente incluído no seu line-up o guitarrista Ken Hensley; ex-GODS e futuro URIAH HEEP.

Além de ser uma das bandas pioneiras a misturar o Hard e o Prog, o TOE FAT ainda serviu como vitrine musical para que seus integrantes pudessem sair do underground londrino e entrassem de vez no mainstream quando posteriormente fizeram parte de uma dezena de outros grandes grupos, como o URIAH HEEP e o BEE GEES.

Seu valor pode ter sido reconhecido apenas tardiamente, mas o TOE FAT será sempre lembrado como uma das melhores bandas injustiçadas de todos os tempos.

THE GODS e CLIFF BENNETT & THE REBEL ROUSERS

Em 1969, duas promissoras bandas inglesas estavam acabadas: o combo de R&B chamado REBEL ROUSERS que acompanhava o vocalista CLIFF BENNETT e a banda londrina THE GODS. Ambas nunca chegaram a alcançar boas posições nas paradas de sucesso e nem conquistaram uma grande legião de fãs, mas ao menos serviram para que diversos músicos (mais tarde consagrados) saíssem do underground e entrassem num meio mais profissional da música.

O CLIFF BENNETT & THE REBEL ROUSERS esteve ativo por quase uma década, tornando seu frontman uma espécie de celebridade no Reino Unido, em seu período de atividade lançaram dois álbuns, dois EP’s e uma dezena de singles que só atingiram posições medianas nas paradas britânicas; já o THE GODS se manteve ativo por aproximadamente 4 anos, um curto período onde lançaram somente quatro singles, colocaram dois discos no mercado e ganharam notoriedade nos Pubs da fria Londres.

Influenciado pela nova cena que surgia com bandas como o LED ZEPPELIN e o HUMBLE PIE que elevavam o movimento Heavy/Blues criado pelo CREAM a níveis altíssimos de distorção e peso, BENNETT resolve começar uma nova banda nestes moldes e saí à procura de músicos experientes para se juntarem a ele, foi apresentado ao multi-instrumentista KEN HENSLEY (ex-THE GODS) por seu empresário que agendou um jantar de negócios entre os dois, onde firmaram o acerto de formarem uma nova banda, naquela mesma noite escolheram o nome TOE FAT, uma esdrúxula sugestão do manager que queria o nome mais repulsivo possível.

Graças a alguns contatos e amizades que BENNETT havia cultivado durante seus tempos no REBEL ROUSERS logo ele descolaria um contrato para a gravação de dois álbuns, no Reino Unido pelo selo Parlophone e nos EUA pela Rare Earth, um braço mais Rocker da Motown.

Com a maioria dos detalhes acertados, só faltava mesmo gente para ajudar a colocar o projeto pra frente, enquanto HENSLEY convida o baterista LEE KERSLAKE com quem havia tocado no THE GODS, o baixista JOHN KONAS seria escolhido para o posto após algumas audições, mas não durou muito no cargo e acabou se demitindo pouco antes do início das gravações devido aos vários desentendimentos com BENNETT, quem acabou ficando com seu posto foi JOHN GLASCOCK (outro ex-membro do

A estréia em vinil – BENNETT vs. HENSLEY

As gravações do álbum de estreia do grupo duraram até o inicio de 1970, sendo concluídas sob muitas confusões envolvendo BENNETT e HENSLEY, duas personalidades fortes demais para aceitarem as opiniões um do outro, o principal motivo de discórdia entre eles era a direção musical que o grupo deveria tomar, enquanto BENNETT tentava fazer algo mais denso e pesado, HENSLEY pendia para uma música mais Soft e Progressiva, o que culminou na expulsão do guitarrista pouquíssimo tempo após o lançamento do LP TOE FAT, tudo isso em meio a tour de promoção do álbum na Europa, o que forçou BENNETT a pedir socorro ao guitarrista ALAN KENDALL, um velho conhecido da cena underground de Londres. Após o fim das datas no Velho Mundo, KENDALL foi efetivado como membro da banda e eles viajaram pela primeira vez aos Estados Unidos numa longa tour abrindo para o supergrupo DEREK & THE DOMINOS.

Quanto ao estilo das músicas do disco, é um Hard-Blues-Rock vigoroso com um vocal poderoso e riffs típicos da época.  Vale e muito o download. Enjoy !!!



Tracks:
01. That's My Love for You        
02. Bad Side of the Moon        
03. Nobody        
04. Wherefores and the Whys        
05. But I'm Wrong        
06. Just Like Me        
07. Just Like All the Rest        
08. I Can't Believe        
09. Working Nights        
10. You Tried to Take It All

Musicians:
Cliff Bennett : Lead vocals
Ken Hensley : Lead Guitar
John Konas : Bass
Lee Kerslake : Drums 

Postar um comentário