domingo, 5 de outubro de 2014

Kahvas Jute - Wide Open [1971] [ROCK / PSYCH-JAZZ-PROG ROCK] - Australia



Banda Australiana formada em 1970 e mais uma que aproveitou o embalo da onda Hard Rock para poder fazer seu som. É uma pérola pouquíssimo conhecida e considerada (sem exageros) um dos melhores trabalhos de seu país na década de 70.

O álbum é interessante da primeira a última faixa e demonstra como os envolvidos absorveram os ensinamentos da revolução sonora produzida pelo grupo inglês CREAM no final dos anos sessenta. Longe de ser uma mera cópia dos ingleses, estes jovens músicos australianos souberam executar de uma maneira muito pessoal as possibilidades de interpretar o Blues e o Rock. O som da banda é aquele Hard Rock bem agradável com toques psicodélicos, com belas harmonias entre vocal, guitarra e violão. 

O disco foi gravado em apenas três dias no Festival Studio, em Sydney,e lançado em janeiro de 1971, pelo selo Infinity, que antes havia editado um single com as faixas "Free" e "Ascend". O pouco tempo gasto na gravação do disco demonstra a vontade e o entrosamento entre os músicos na hora de executar os temas escolhidos para constar no álbum.

A banda era formada pelo baixista Bob Daisley, pelos guitarristas Dennis Wilson e Tim Gaze, Dannie Davidson  na bateria e o vocalista Scott Maxey que tinham participado de vários grupos de cena australiana no final dos anos sessenta e em meados de 1970 se juntando para formar o KAHVAS JUTE.

Quando começaram ensaiar e trabalhar as ideias que cada um trouxe para as compsições, notaram que a química daria resultados satisfatórios. O entrosamento entre as guitarras de Wilson e Gaze combinava perfeitamente com a pegada de Daisley e com a precisão da bateria de Davidson. A combinação do talento individual de cada um gerou uma música bem estruturada, coesa, que passeia por Rock, Blues, Jazz e na mistura é adicionado um tempero de Folk Rock com resultados mágicos e sublimes em alguns momentos.

Em 1974 a banda mudou o nome para CHARIOT e apoiaram Bo Didley em sua segunda turnê na Austrália, em 1977 a banda se separou. Fizeram reuniões em 1993 e 2005 para apresentações ao vivo e em 2006 foi lançado um DVD chamado: Then Again: Live at the Basement.

O baixista Bob Daisley,  se radicou na Inglaterra e tocou com o RAINBOW (no álbum "Rising"), Gary Moore Band, WIDOWMAKER e com Ozzy Osbourne no disco "Blizzard of Oz", alcançando a fama e o reconhecimento merecido.

Resenha por:

Wagner Xavier, retirado do Livro "ROCK RARO - O Maravilhoso e Desconhecido Mundo do Rock - Vol. 2", acesse (www.rockraro.com.br) ou entre em contato com: contato@rockraro.com.br.


Tracks:
01. Free - 5'07
02. Odyssey - 3'57
03. Up There - 2'48
04. She’s So Hard To Shake - 4'15
05. Vikings - 4'30
06. Steps Of Time - 3'20
07. Twenty Three - 3'48
08. Ascend - 3'05
09. Parade Of Fools - 8'57

Musicians:
Bob Daisley - baixo
Dannie Davidson - bateria
Tim Gaze - guitarras
Dennis Wilson - guitarras
Scott Maxey - vocais

FLAC (TRACKS) pass = rarities
MP3 (320 KBPS)

Postar um comentário