sábado, 4 de outubro de 2014

Iron Claw - Iron Claw [2009] [HARD ROCK / PROTO METAL / HEAVY ROCK] - United Kingdom / Reino Unido




IRON CLAW é uma banda de Rock escocesa que assinou contrato com a gravadora californiana Ripple Músic. Em março de 2007 a ​​banda foi mencionado em um artigo na Classic Rock chamado "The Lost Pioneers of Heavy Metal".

A banda teve início no verão de 1969, na cidade de Dumfries, Escócia com o membro fundador Alex Wilson (baixo), que recrutou Jimmy Ronnie (guitarra) e Ian McDougall (bateria). Eles se juntaram ao cantor Mike Waller no início de 1970.

Wilson, baixista do grupo, decidiu formar uma banda depois de ver um concerto do LED ZEPPELIN em 1969 e o nome da banda foi finalmente escolhido por Wilson a partir da letra de "21 Century Schizoid Man" do KING CRIMSON. A banda originalmente realizava covers de artistas de Blues Rock, como FREE, Johnny Winter, TEN YEARS AFTER e TASTE, mas logo começaram a compor e interpretar composições originais.

Em 1971, Wilson teve que substituir Mike Waller (quando ele saiu porque queria tocar guitarra) e assim dois novos membros, Wullie Davidson (vocal/gaita/flauta) e Donald McLachlan (guitarra) foram recrutados por Wilson e isso mudou o som do banda para uma mais estruturada harmonia de guitarras duplas e  um som mais orientado as mesmas. No entanto, em outubro de 1971, quando as novas sessões de gravação foram se aproximando, o guitarrista Donald McLachlan foi convidado a deixar a banda, Jimmy Ronnie estava descontente com a sua presença na banda. Após o sessões de gravação o baterista Ian McDougall, em maio de 1972 foi substituído por Neil Cockayne. O grupo finalmente se separou definitivamente em 1974 e só se juntariam novamente em 1993, realizando um show de reencontro para a caridade. No final de 1990 um "bootleg" alemão de algumas das primeiras gravações vieram à tona. Em 2009, dezesseis músicas gravadas a partir do início dos anos 1970 foram remasterizados e oficialmente lançado em CD pela Rockadrome Records.

O material aqui é tirado das gravações que a banda fez em vários estúdios ao longo dos anos, contendo um livreto de 16 páginas também. Algumas músicas do início do período Mark I da banda são influenciadas por BLACK SABBATH  há mesmo quase que diretamente uma cópia um solo de guitarra de Iommi em dessas faixas. Há muita matéria-prima gravada em 4 pistas, mas muito legais. "Crossrocker" e "Clawstrophobia" são verdadeiras canções de Rock em seu estado mais cru. A linha do Mark II apenas gravou uma canção "Let it Grow". 

A banda amadureceu e foi para Mark III e IV, as músicas se tornaram mais refinadas e incluiu experiências com mellotron, flauta, sax, etc, mas ainda a música era muito crua e suja com muito material Blues.

Em resposta ao sucesso de crítica do álbum lançado pela Rockadrome a banda voltou em 2010 e começou a trabalhar em um álbum de material novo e inédito. Um novo vocalista, Gordon Brown foi recrutado pelos três membros restantes da banda para terminar o álbum; Alex Wilson (baixo), Jimmy Ronnie (guitarra) e Ian McDougall (Bateria). O CD resultante aclamado, "A different Game" foi lançado internacionalmente pela Ripple Music em outubro de 2011.


Tracks:
1) Clawstrophobia
2) Mist Eye
3) Sabotage
4) Crossrocker
5) Skullcrusher
6) Let It Grow
7) Rock Band Blues
8) Pavement Artist
9) Strait Jacket
10) Gonna Be Free
11) Loving You
12) Lightning
13) All I Really Need
14) Knock 'Em Dead
15) Winter
16) Devils

Musicians:
- Alex Wilson (baixo)Ian McDougall (bateria)
- Donald McLachlan (guitarra)
- Wullie Davidson (vocal/gaita/flauta,sax)
- Jimmy Ronnie (guitarra)
- Mike Waller (vocais)
- Neil Cockayne (bateria)

FLAC (IMAGE)

Postar um comentário