segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Rainbow Band / Midnight Sun [1970/1971] [BLUES ROCK / JAZZ ROCK / PROG ROCK] - Denmark / Dinamarca



A RAINBOW BAND foi formada na Dinamarca foi formada no final de 1969 como um supergrupo constituído por Peer Frost (ex-YOUNG FLOWERS) na guitarra, Lars Bisgaard (ex-Maxwells) no vocal, Carsten Smedegaard (ex-Beefeaters) na bateria, Bent Hesselmann no sax e flauta, Niels Bronsted, no piano e Bo Stief, no baixo (que acompanharam músicos de jazz americanos no Café Montmartre de Copenhague). 

A ideia inicial era criar um som com influências de Jazz-Rock Progressivo no estilo de BURNIN' RED IVANHOE e o segundo álbum do TRAFFIC. Essas influências ficaram fortemente evidentes em seu álbum de 1970, ainda muito indicativo da era hippie. A seção rítmica ainda produzia uma poderosa batida - anos 60, forçando Peer Frost a realizar alguns de seus melhores solos de guitarra. No final de 1970 Lars Bisgaard foi substituído por Allan Mortensen (ex-TEARS).

Acabaram por descobrir que um grupo canadense já estava usando o nome RAINBOW BAND o que obrigou o grupo dinamarquês a mudar seu nome para MIDNIGHT SUN em julho de 1971. 

Como esse novo nome, surpreendentemente, decidiram refazer o seu primeiro álbum, em vez de passar para o novo material. A segunda versão do álbum é menos potente e estilisticamente assemelhando-se a BLOOD, SWEAT & TEARS, principalmente devido aos vocais e piano elétrico incorporado nessa nova masterização. Apenas a segunda versão de "Living On The Hill" permaneceu como a gravação anterior. 

As faixas de abertura "Where Do You Live" (uma forma simples de Rock com muito glamour, mas com grandes grooves de mid-tempo e um solo de sax bem jazzificado) e "King Of The Sun" (uma estrutura bastante semelhante, mas com uma sensação de muito mais leveza e um ritmo cativante), são ótimas faixas que estão enraizadas no Blues-Rock e pode lembrar muitas bandas do final dos anos 60 e inicio dos 70. 

A trilha dupla "Nobody"/"BM" é facilmente destaque do primeiro lado com uma introdução de piano intrigante e misteriosa que aumenta o andamento e apresenta influências clássicas também, uma flauta assombrosa e construção fascinante. O melhor momento de Bronstead, enquanto BM é uma curta peça instrumental escrita pelo baixista Bo Stief, sendo mais uma vitrine para suas habilidades no baixo acústico. 

Obviamente a maior parte da atenção será sobre os 14 minutos de "Living On The Hill", e, de fato, vem a ser o ápice do álbum. Construído em uma mid-tempo BLues, a pista se transforma em um grande boulevard instrumental onde a abundância de interação entre os sopros de Hesselman, linhas de guitarra distorcidas (bem Heavy Rock) de Frost e o baixo de Stief. Bronsted é estranhamente ausente e discreto nesta peça. 

"Rainbow Song", de Hesselman, onde ele interpreta um belo tema na flauta enquanto o Mellotron transforma-se no único ligeiro momento sinfônico no disco, encerra muito bem o primeiro disco. 

"Talkin'" já integrando as composições na era MIDNIGHT SUN, funde os vocais bluesados de Alan Mortensen, com um tema rítmico irresistível dominado pelo piano de Niels Brønstedt e riffs de sax de Bent Hesselman. A seção instrumental orientada para uma  jam vira os holofotes sobre a guitarra afiada de Frost.

Release / Label:
Long Hair ‎– LHC 00018, Long Hair ‎– LHC 18 - German, 2002
Tracks:
1. Where Do You Live
2. King of the Sun
3. a) Nobody     b) B.M.
4. Where Are You Going to Be?
5. Living on the Hill
6. Rainbow Song Bonus Tracks:
7. Talkin' *
8. King Of The Sun *
9. Nobody*
10. Where Are You Going To Be *
11. B.M. *
12. Sippin' Wine *
13. Living On The Hill *
* from the album "Rainbow Band" - 1970

 Musicians:
- Lars Bisgaard / vocals
- Peer Frost / guitars - Bo Stief / bass
- Bent Hasselmann / Sax, Flute
- Carsten Smedegaard / drums
- Niels Bronstad / piano
- Allan Mortensen - vocal **


** tracks 7-13

 FLAC (TRACKS)
MP3 (320 KBPS)
Postar um comentário