quarta-feira, 16 de julho de 2014

RANDY HOLDEN - Population II [1970] / Guitar God [1994] [PROTO HEAVY / HARD ROCK] - United Kingdom / Reino Unido



Randy Holden nasceu na Pensilvânia. Tocou em uma série de bandas, incluindo The Iridescents (Blues Rock), Fender IV ( surf Rock) e Sons Of Adam (surf rock/psychedelic rock). Holden realocou o Fender IV de Baltimore, Maryland para o sul da Califórnia e eles se tornaram Sons Of Adam. Enquanto tocava com esses últimos abriu para os Rolling Stones em seu primeiro show no Long Beach Arena Sports. Holden foi fortemente influenciado pela guitarra de  Keith Richards o que ajudou a mudar sua própria atitude em relação a equipamentos e tom. The Sons Of Adam (especificamente Holden) começou a experimentar distorção e feedback o os fez ingressar no terreno do Rock Psicodélico. Holden acabou por deixar a banda frustrado com a falta de material original.

Holden juntou-se a The Other Half, uma banda de garagem psicodélica de Los Angeles. Eles gravaram um álbum juntos antes de Holden partir novamente. Ele, então, substituíria Leigh Stephens em Blue Cheer e apareceu em um dos lados do álbum novo! "New! Improved! Blue Cheer" (1969). Holden excursionou com a banda durante um ano inteiro antes de mais uma vez seguir para outro caminho.

Frustrado com a falta de controle sobre todas essas bandas, Randy formou sua próxima nova banda com o baterista Chris Lockheed que também era um tecladista, tocando em performances ao vivo simultaneamente ambos. Durante este tempo Holden havia obtido um acordo de patrocínio com a Sunn amplificadores. Através disso, ele recebeu seus lendários dezesseis amplificadores de 200 watts. Sua nova banda foi nomeada de "Randy Holden - Population II ", que era uma referência ao fato de que havia apenas dois membros da banda, além de ser um termo astronômico "Population II" que define um tipo especial de grupo estelar, tendo o Rock pesado em sua composição, um tipo de Proto Heavy MEtal. Uma descrição apropriada para o estilo original da música atribuída a nova banda de Holden. A parte instrumental é o ponto forte do álbum, solos e riffs matadores são despejados de forma avassaladora, e justificam a alcunha de "GUITAR GOD" carregada pelo guitarrista.

A banda gravou seu único álbum, "Population II" em 1970. Problemas com o lançamento do álbum levou Holden ir à falência, perdendo todo o seu equipamento e sua partida de música há mais de duas décadas. "Population II" foi finalmente lançado várias vezes em formas piratas ao longo dos anos, sem nenhum lançamento oficial até os anos 2000.

Todo o disco está recheado de alguns pormenores muito interessantes e habilidosos ao nível da gravação e produção, arrisco até a dizer que muitos deles são extremamente simples mas inovadores, num registo cheio de criatividade.

A primeira faixa do disco, "Guitar Song" é Soberba.

Com duas músicas com menos de dois minutos Randy espalha magia com a sua guitarra e mesmo no tema "Frui & Iceburgs" a fazer lembrar um pouquinho o Cream nada o impede de ser extremamente criativo. E só faz lembrar Cream porque temos algo antes para comparação, se é que me entendem.

Em "Keeper Of My Flame", se experimentarem ouvir este tema em headphones vão apreciar as constantes mudanças de som da guitarra de Randy do canal esquerdo para o direito na parte II. Fabuloso!

a última musica do disco "Keeper Of My Flame" com dez minutos de pura magia. Lá para os sete minutos existe um tremendo feedback de guitarra memorável do melhor que já se fez na música da pesada. Este feedback dá a sensação que divide esta música em duas partes, embora não exista nenhuma informação nesse sentido.

A versão disponibilizada aqui aparece junto ao álbum de 1997 com gravações inéditas e que recebeu o nome de "Guitar God" totalizando 16 faixas.




Tracks:
Population II [1970]:
01 - Guitar Song [00:06:11]
02 - Fruit & Iceburgs [00:05:02]
03 - Between Time [00:01:49]
04 - Fruit & Iceburgs (Conclusion) [00:01:53]
05 - Blue My Mind [00:06:00]
06 - Keeper Of My Flame [00:10:04]
Guitar God [1997]:
07 - Dark Eyes [00:05:07]
08 - Wild Fire [00:05:38]
09 - Scarlet Rose [00:04:04]
10 - Pain In My Heart [00:04:39]
11 - Hell And High Water [00:05:39]
12 - No Trace [00:04:15]
13 - Got Love [00:04:02]
14 - Blue My Mind [00:04:10]
15 - Castle In The Sky [00:05:14]
16 - Dark Eyes (Part Two) [00:05:06]

Musicians: (tracks 1-6)
-Randy Holden: Guitar, Bass, Vocals
-Chris Lockheed: Drums

Musicians: (tracks 7-16)
-Randy Holden guitar, vocals
-Robert Bauer Bass
-Paul Whaley Drums
-Rachel Stavach Vocals on "Hell and High Water" / "Pain in My Heart"

Details:
Recorded At Amigo Studios, North Hollywood, Calif.
Engineers: Hank Cicalo, Russ Schmidt, Dallas Jordan
Produced By Randy Holden
Executive Producer: Les Brown, Jr.
Art Direction & Photography: Michael O'Bryant
Amplifiers Courtesy Sunn Musical Equipment Company 

Postar um comentário