quarta-feira, 16 de julho de 2014

MCCHURCH SOUNDROOM - Delusion [1971] [KRAUTROCK / PSYCH PROG / PROG ROCK] - Swiss / Suiça



MCCHURCH SOUNDROOM é uma banda originária da Suíça, desconhecida e as vezes apontada erroneamente como alemã. Só gravou um único álbum que ganhou status de "cult" entre colecionadores e fãs de obscuridades por se tratar de um dos LPs mais raros lançados pela Pilz, gravadora alemã responsável por apresentar ao mundo bandas como Popol Vuh e Witthuser & Westrupp e produzido pelo todo-poderoso Conny Plank. O estilo flerta com o Hard Rock, Folk, Jazz, e Blues britânico, embora com elementos progressivos distintos. Possuem traços de Jethro Tull (devido a smilaridade com seus primeiros trabalhos) Keef Hartley Band, Savoy Brown e outras bandas da época, e tudo isso coberto por um clima de psicodelismo típico do fim da década de 60.

Demonstram excelência técnica, repleto de ótimos grooves e jams. O lado progressivo é o mais explorado, porém sem deixar de flertar bastante com os etilos acima citados. 

A faixa título, "Delusion" abre com violões e uma distintiva flauta soando como Ian Anderson, um vocal harmonioso (quase sem sotaque) e bem colocado, mas logo a seguir a harmonia de blues e Jazz se fazem notáveis. Momentos de groovy são realmente divertidos.

"The Dream OF A Drummer" é quase composta por um solo de forma exclusiva. Cerca de dez minutos dedicados a um baterista. Por mais que demonstre as qualidades do músico poderia ter 5 minutos a menos o que já iria satisafazer os amantes do instrumento.

"Time is Flying" possui órgão, flauta e guitarra excelentemente se complementando. A estrutura da canção é bastante complexa.

"What Are You Doin'" abre com órgão da igreja, mas a parte do meio com guitarras duplas é que chama realmente atenção, mesmo utilizando a técnica de delay. 

As últimas faixas "Trouble Part 1" e "Trouble Part 2" se assemelham a trabalhos dos primeiros álbuns do Jethro Tull novamente, nada de anormal para a época.

Embora classificado na categoria krautrock em várias citações, "Delusion" é um álbum muito agradável de destacando entre as bandas do estilo, no entanto. Os músicos são extremamente qualificados e competentes, sem qualquer dúvida, especialmente a guitarra fantástica e presença do órgão Hammond. As composições são bastante originais, construídas e bem pensadas. Consegue executar com maestria a proposta de um trabalho com transição do blues pesados ​​comum para o terreno do Rock Progressivo. É uma pena que só tenham realizado esse álbum e literalmente sumido do mapa musical.


Tracklist:
1. Delusion
2. Dream Of A Drummer
3. Time Is Flying
4. What Are You Doin'
5. Trouble Part 1
6. Trouble Part 2

Músicians:
• Sandy McChurch [Sandro Chiesa] (vocal, flauta)
• Heiner Althaus (guitarra)
• Alain Veltin (órgão)
• Kurt Hafen (baixo)
• Norbert "Nobbi" Jud (bateria)

Postar um comentário